quinta-feira, 8 de julho de 2010

Métodos de avaliação

O professor dispõe de uma variedade de modos e instrumentos de avaliação para optar de acordo com a orientação que dá ao processo de ensino e aprendizagem. Assim ele deve conhecer diferentes possibilidades no domínio da avaliação e refletir sobre as características, potencialidades e limitações de cada uma delas.
Testes: (provas escritas, individuais, sem consulta, com tempo limitado), constituem o instrumento dominante, e por vezes quase exclusivo, de avaliação dos alunos. Os resultados dos testes fornecem, tanto aos professores como aos alunos, alguma informação sobre a aprendizagem. No entanto, as provas escrita e individuais não avaliam um conjunto de aspectos fundamentais como: o desempenho oral do aluno nem o modo como ele é capaz de participar numa discussão, não avaliam o desenvolvimento de habilidades do aluno para interagir com outros na busca de solução para uma questão problemática através de ações cooperativas.
As provas sem consulta são incapazes de determinar a capacidade do aluno para estudar um texto ou para procurar a informação de que necessita e as provas com tempo limitado são inadequadas para por à prova a persistência do aluno e o seu gosto e aptidão para se envolver numa investigação prolongada.

2. Testes em duas fases - trata-se de um teste no qual o aluno responde em dois momentos: num primeiro momento, na sala de aula e sem quaisquer indicações do professor; num segundo momento, dispondo de mais tempo e dos comentários que o professor formulou ao avaliar as respostas iniciais.
Para um melhor aproveitamento deste teste, o enunciado inclui questões de dois tipos:
• (1) Perguntas de interpretação ou pedindo justificações e problemas de resolução relativamente breve;
• (2) Questões abertas e problemas requerendo alguma investigação e respostas mais desenvolvidas. A expectativa é que o aluno, na primeira fase, resolva as questões do tipo (1) e comece a trabalhar as do tipo (2) e que, na segunda fase, corrija ou melhore as respostas às primeiras (se for caso disso) e desenvolva as segundas. A avaliação que o professor faz da produção de cada aluno leva em conta as duas fases do processo, considerando, tanto as respostas iniciais como a forma de responder do aluno na segunda fase.
O sucesso deste instrumento de avaliação depende do cuidado na escolha das questões. Além disso, as pistas e sugestões dadas pelo professor entre os dois momentos são importantes na continuidade do trabalho dos alunos. Por fim, é preciso que tanto o professor como os alunos tenham consciência de que a segunda fase não é um truque para obrigar os alunos a corrigir os erros, mas sim uma parte essencial e insubstituível do processo.

3. Relatórios e ensaios - São produções escritas realizadas pelos alunos a respeito de problemas, atividades de investigação ou projetos em que trabalharam. Essas tarefas estão associadas (mais do que os testes) a objetivos curriculares de aplicação de conhecimentos a situações novas e de desenvolvimento de algumas capacidades e atitudes.
As produções escritas têm um grande potencial formativo e contribuem para desenvolver a autonomia e a reflexão dos alunos sobre sua própria aprendizagem e estão fortemente relacionados às concepções e sugestões

4. Portfólios - O portfólio de um aluno é, no fundo, uma pasta ou um dossiê contendo elementos significativos do trabalho que ele realizou na disciplina ao longo de um ano letivo ou mesmo de um ciclo. Deve conter os principais trabalhos do aluno, incluindo relatórios que elaborou, problemas que resolveu, explorações e investigações em que esteve envolvido, sozinho ou em colaboração com colegas, testes que fez, entre outros. A seleção do material a ser incluído no portfólio deve ser feita conjuntamente pelo aluno e pelo professor, implicando em uma boa oportunidade para a interação entre os dois. Para o aluno, pode contribuir para desenvolver o sentido de responsabilidade e os hábitos de reflexão. Do ponto de vista do professor, pode ajudá-lo a ter uma visão global do trabalho do aluno e a focar, sobretudo, o seu desenvolvimento integral no processo educativo.
Esse procedimento avaliativo terá êxito se o professor organizar, desde cedo, esse sistema avaliativo em sua disciplina.

Estudos e pesquisas na área da Educação Matemática

Atualmente, vive-se uma crescente preocupação em relação ao processo ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à aprendizagem matemática.
Estudos e pesquisas na área da Educação Matemática mostram que as práticas educativas que se tornam bem sucedidas em sala de aula sugerem que o professor tenha em mente alguns princípios ao ensinar Matemática. No entanto, os conteúdos devem ter relevância social, e precisam estar articulados entre si, atrelados a outras áreas do conhecimento, é necessário também que o professor ofereça condições ao aluno de conhecer e utilizar corretamente os conhecimentos básicos da Matemática.
Além disso, o professor deve fazer com que o aluno possa pensar matematicamente, ou seja, apresentar idéias Matemáticas, estabelecer relações entre elas, fazer conexões entre temas de Matemática e outros temas, desenvolver habilidades para resolver problemas, explorá-los, generalizá-los, ou sugerir novos problemas a partir do deles.
É de grande relevância que o professor utilize também nas aulas de matemática os recursos tecnológicos, como calculadoras, computadores, entre outros, pois , quando bem empregados, desempenha função importante no processo de ensino e aprendizagem. Assim como as TICs, os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favoreçam a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.
Portanto, é de fundamental importância que o professor repense sua prática, desenvolva um trabalho criativo e contextualizado em sala de aula, para que os discentes possam interagir de forma dinâmica e envolvente, sobretudo um trabalho interdisciplinar, ministrado com jogos, desafios, pesquisas, feiras de educação e outros para que o alunado se sinta motivado e o ensino aprendizagem seja garantido em sala de aula