quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I – DEDC I
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


Alunas:
Alesandra Anjos Silva
Cleide Pereira de Souza
Mari Rosângela Novais Leite Caires


BIOGRAFIA DE JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS


Titulado como príncipe dos matemáticos, Johann Carl Friedrich Gauss está ao lado de Arquimedes e Newton como um dos três gênios da matemática de todos os tempos. Nasceu em Braunschweig, na Alemanha em 30 de Abril de 1777 e faleceu em 23 de fevereiro de 1855, em Gottingen-Alemanha.

Filho de camponeses pobres Gerhard Diederich e Dorothea Benz. O pai insensível queria impedir que o jovem desenvolvesse seu grande potencial. Por outro lado, a mãe, uma mulher perspicaz, impôs-se contra o marido e permitiu que Gauss continuasse os seus estudos. Foi o irmão de Dorothea, Friedrich, que viu desde cedo as enormes capacidades do menino e o estimulou para que desenvolvesse o raciocínio lógico enquanto criança.

Aos sete anos entrou para a escola, antes disso já aprendera a ler e a somar sozinho. Três anos depois o seu professor, Buttner, pediu à turma que somasse todos os números de 1 até 100. Gauss rapidamente observou uma série aritmética, e concluiu que o resultado era a soma de 50 pares de números que somam 101, através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.

Com este feito conquistou a simpatia do professor, e este apresentou-o ao Johann Martin Bartels, nessa época, um jovem assistente, de 17 anos, apaixonado pela matemática, a quem entregou a tarefa de ensinar ao precoce Gauss. Entre os dois moços firmou-se sólida amizade, que durou até a morte de Bartels.

Tendo amigos influentes, Bartels fez com que Gauss se tornasse conhecido do duque de Braunschweig, que lhe garante recursos para prosseguir os estudos e tivesse meios de subsistência.

Em 1792, com 15 anos Gauss ingressou no Collegium Carolinum, onde permaneceu por três anos, estudando as obras mais notáveis de Leonhard Euler, Joseph-Louis de Lagrange e Isaac Newton. É nesse período que Gauss inicia suas investigações sobre aritmética superior, que o tornariam imortal e lhe dariam o título de "príncipe da matemática. Aos 18 anos inventa o método dos mínimos quadrados, indispensável para as medições geodésicas. A Lei de Gauss, relativa à distribuição dos erros, e sua curva normal (em forma de sino) são amplamente conhecidas de todos os que estudam estatística.

Em 1795 deixou Brunswick para estudar na Universidade de Gottingen, tendo como professor Kaestner, de quem ele não assistia às aulas freqüentemente por achá-las elementares. Seu único amigo conhecido entre os estudantes era Farkas Bolyai. Eles se conheceram em 1799 e trocaram correspondência por muitos anos.

Gauss deixou Gottingen em 1798 sem um diploma, mas foi nesta época que ele fez uma de suas descobertas mais importantes - a construção de um polígono regular de 17 lados - apenas com régua e compasso. Este foi o principal avanço, neste campo, desde o tempo da matemática grega e foi publicado como Seção VII do seu famoso trabalho Disquisitiones Arithmeticae.

Em 1796 define suas preferências definitivamente, decidindo dedicar-se à matemática. No dia 30 de março desse ano, Gauss começa a redigir um diário científico, anotando as suas descobertas. Esse diário só foi divulgado 43 anos após a sua morte quando, para isso, a Sociedade Real de Göttingen obteve a permissão do seu neto. O diário contém 146 anotações, breves exposições dos descobrimentos feitos pelo seu autor no período de 1796 a 1814.

Doutorou-se em 1799 pela universidade de Helmstedt com uma dissertação, na qual demonstrou o teorema fundamental da Álgebra (para o qual haveria de fazer 4 provas distintas).

Como continuava sob proteção do Duque, Gauss não necessitava de obter rendimentos e pôde dedicar-se completamente à investigação. Publicou, em 1801, a sua obra-prima em teoria dos números, "Disquisitiones Arithmeticae", onde, entre outras coisas, introduziu a noção de congruência, e publicou a prova da lei da reciprocidade quadrática.

Também dedicou parte considerável da sua carreira à astronomia. Em particular, fez excelentes previsões da Órbita de Ceres, com recurso ao método dos Mínimos Quadrados. Dotado de uma grande genialidade, tornou-se matemático, astrônomo e físico.

Gauss casou-se, pela primeira vez, aos 28 anos com Johanne Osthoff em 1805, quando seu protetor, o duque de Braunschweig, aumentou sua pensão. Nesse mesmo ano, porém, o duque faleceu e o matemático precisou encontrar um meio de manter a família. No entanto, Johanne morreu ao dar à luz o seu terceiro filho, em 1809. Preocupado com a educação dos filhos, Gauss casou um ano depois com a melhor amiga de Johanne, Minna, e teve mais três filhos. O casamento dura até 1831, altura em que a sua esposa faleceu, vítima de doença.

A vida pessoal de Gauss foi trágica e complicada: morte prematura da sua primeira mulher, a pouca saúde da sua segunda mulher e uma terrível relação com os seus filhos negou-lhe, até tarde, a possibilidade de vida estável no seio de uma família equilibrada.

A sua fama já se espalhara pela Europa e Gauss recebeu convite para ocupar o posto que fora de Euler, em São Petersburgo, mas acabou aceitando a direção do Observatório de Göttingen, através de amigos influentes.

Gauss também abriu novos rumos com a invenção de um tipo novo de números, os inteiros complexos gaussianos, da forma a+bi, em que "a" e "b" são inteiros racionais e "i" a unidade imaginária. Ele possuía ainda, grande habilidade manual. Inventou o heliótropo; aperfeiçoou alguns instrumentos de observação, utilizados na astronomia; inventou o magnetômetro bifilar; e descobriu o telégrafo elétrico.

Gauss era conhecido por ser frio e severo nas suas relações sociais. Tinha o hábito de trabalhar sozinho, sendo criticado por não se preocupar com a divulgação dos seus trabalhos. Publicava apenas aquilo que considerava estar acima de qualquer crítica e, no seu diário científico foram encontradas descobertas não publicadas que antecipavam resultados descobertos 50 anos depois. A maior fonte da força de Gauss era sua serenidade científica, livre de ambição pessoal. Todo o seu interesse estava voltado para o avanço da matemática.

Os anos de 1811 e 1812 foram os melhores de sua vida, desfrutando Gauss de certa tranqüilidade. Logo após seu segundo matrimônio, foi observado o cometa de 1811 e Gauss teve a satisfação de constatar que o astro seguia exatamente a trajetória por ele calculada.

No período de 1821, Gauss foi conselheiro científico dos governos de Hannover e da Dinamarca, completando minuciosos estudos de geodésia, que o levaram a examinar, em toda a sua generalidade, problemas relativos às superfícies curvas e a questão da sua representação.

Suprimindo o 5º postulado do sistema axiomático de Euclides, ele provou um conjunto de teoremas que, hoje, forma a Geometria Neutra ou Geometria Absoluta, um corpo de resultados comuns a ambas Geometrias, a Euclidiana e a hiperbólica. Foi além, ele modificou o 5º postulado: por um ponto fora de uma reta passam infinitas retas que não a interceptam. Com isso, ele desenvolveu a Geometria hiperbólica plana. Os resultados foram publicados em 1832 como apêndice do livro Tentamem.

Seus últimos anos foram cheios de honrarias, mas não da felicidade que ele teria merecido. Pela primeira vez em mais de vinte anos ele deixou Gottingen no dia 16 de junho de 1854, para ver a estrada de ferro que estava sendo construída entre sua cidade e Kassel. No caminho, os cavalos dispararam; ele foi atirado para fora da carruagem. Não ficou ferido, mas muito chocado. No começo do ano seguinte surgiram os sintomas de gota. Inteiramente consciente, praticamente até ao fim, morreu pacificamente, lúcido e cônscio da importância de seus trabalhos, aos 78 anos de idade na manhã de 23 de fevereiro de 1855.

A matemática gaussiana serviu de ponto de partida para muitas das principais áreas de pesquisa da matemática moderna. As anotações de Gauss mostraram posteriormente que ele antecipou a geometria não-Euclidiana, 30 anos antes de Bolyai e Lobachevsky.



REFLEXÃO


A atividade “Biografia” teve grande importância em nossa formação acadêmica, sobretudo porque estudar sobre a vida de um grande matemático é gratificante e inspirador para evolução profissional e pessoal, uma vez que suas contribuições e legados foram decisivos na área da matemática, física e astronomia. Conhecer a biografia de Gauss foi de grande importância, sobretudo porque seu trabalho e as suas poderosas contribuições para a Matemática estão, ainda hoje, mais vivas do que nunca. Num olhar pela história da Matemática e da Astronomia será impossível não reconhecer o quanto o trabalho realizado por Gauss permitiu que estas duas ciências progredissem e tivessem o grau de rigor e precisão que hoje as caracterizam.


REFERÊNCIAS:


www.knoow.net/cienciasexactas/fisica/gausscf.htm. Acesso em 21/10/2011.

www.e-escola.pt › Personalidades. Acesso em 29/10/2011.

mythgard.forum-livre.com/t2271-biografia-gauss-o-jovem-nerd. Acesso em 30/10/2011.

educacao.uol.com.br/biografias/carl-friedrich-gauss.jhtm. Acesso em 30/10/2011.