quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estudos e pesquisas na área da Educação Matemática

Atualmente, vive-se uma crescente preocupação em relação ao processo ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à aprendizagem matemática.
Estudos e pesquisas na área da Educação Matemática mostram que as práticas educativas que se tornam bem sucedidas em sala de aula sugerem que o professor tenha em mente alguns princípios ao ensinar Matemática. No entanto, os conteúdos devem ter relevância social, e precisam estar articulados entre si, atrelados a outras áreas do conhecimento, é necessário também que o professor ofereça condições ao aluno de conhecer e utilizar corretamente os conhecimentos básicos da Matemática.
Além disso, o professor deve fazer com que o aluno possa pensar matematicamente, ou seja, apresentar idéias Matemáticas, estabelecer relações entre elas, fazer conexões entre temas de Matemática e outros temas, desenvolver habilidades para resolver problemas, explorá-los, generalizá-los, ou sugerir novos problemas a partir do deles.
É de grande relevância que o professor utilize também nas aulas de matemática os recursos tecnológicos, como calculadoras, computadores, entre outros, pois , quando bem empregados, desempenha função importante no processo de ensino e aprendizagem. Assim como as TICs, os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favoreçam a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.
Portanto, é de fundamental importância que o professor repense sua prática, desenvolva um trabalho criativo e contextualizado em sala de aula, para que os discentes possam interagir de forma dinâmica e envolvente, sobretudo um trabalho interdisciplinar, ministrado com jogos, desafios, pesquisas, feiras de educação e outros para que o alunado se sinta motivado e o ensino aprendizagem seja garantido em sala de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário