PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
Escola: Nossa Senhora das Graças            Data:  14 a 18/05/2010
Local: Povoado de Umburanas
Professor Regente: Celeste Queiroz dos Santos
Professora/Aluna: Alesandra Anjos Silva
Série: 6ª série             Turma: Única            Turno: Vespertino
Nº de alunos: 25               Disciplina: Matemática
Nº de aulas: 05         Tempo decorrido por aula: 50 min.           Tempo total: 5h/aulas
Tema a ser abordado:
Números negativos
A presença da Matemática em jornais, revistas e folhetos de propaganda é marcante. O professor pode usar esses recursos para chamar a atenção do aluno que a Matemática está presente em seu cotidiano, que ela é útil no dia-a-dia das pessoas. Os números negativos podem ser introduzidos por meio de muitas situações do cotidiano, como temperatura, saldos bancários, saldos de gols, linha de tempo, altitude e profundidade.
Objetivo geral
·         Dar significado aos números negativos e as operações envolvendo esses números.
Objetivos específicos
·         Identificar e compreender o uso dos números negativos em situações do cotidiano;
·         Solucionar situações-problema que envolvam números negativos, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução.
Conteúdos
·          Números negativos (conceito)
·          Representação dos números negativos
·          Adição e subtração com números negativos
Estratégias
1ª aula: Familiarização e identificação do uso dos números negativos discussão em pequenos grupos. Propor aos alunos a seguinte situação:
Um termômetro foi colocado na cidade de Campos do Jordão e marcou dez graus acima de zero durante o dia e um grau abaixo de zero durante a noite. Como posso representar as temperaturas registradas nesta cidade, utilizando símbolos e algarismos matemáticos?
Com essa situação, pretende-se que os alunos discutam e utilizem os conhecimentos que possuem em sua experiência cotidiana (ao ver noticiários, previsões do tempo, jornais, etc.) e verifiquem a necessidade da utilização dos símbolos matemáticos + (para números positivos) e - (para números negativos). Ou seja, trata-se de um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a utilização dos números negativos.
Durante a discussão entre os alunos, circular pela classe, observando como estão resolvendo a questão, tomando cuidado para não dar pistas, de modo que os alunos façam a atividade utilizando seus próprios recursos.
Após a discussão nos grupos, abrir a discussão entre todos os alunos, solicitando que cada grupo diga a forma de representação que utilizou. Anotar as representações no quadro e em seguida discutir com a classe qual seria a forma mais adequada.
2ª aula: Pesquisa e troca de informações entre os alunos.
Pedir para que os alunos (em grupos) pesquisem em jornais e revistas outras situações de utilização dos números negativos.  
Após a pesquisa, os alunos deverão registrar através de colagem ou ilustração em cartolina, as situações pesquisadas.
Em seguida, cada grupo apresentará para a classe o resultado de sua pesquisa e explicará a utilização dos números negativos em cada situação.
Pretende-se com esta atividade que os alunos se familiarizem com as utilizações dos números negativos. Em caso de os alunos não conseguirem explicar a utilização, o professor deve auxiliar para facilitar o entendimento.
3ª aula: Resolução de problemas individualmente
Propor situações-problema a serem resolvidas utilizando a representação dos números negativos.
4ª aula: Adaptação do jogo Pega-Varetas
Confeccionar o jogo com os alunos ou distribuir os jogos para os grupos, porém mudará os valores de cada vareta, por exemplo: amarelas valem -10 pontos, vermelhas valem -5, azuis valem 1, verdes valem 5 e o preto vale 10. O objetivo é somar as varetas que cada um retirar da mesa. Ganha quem obtiver o maior número positivo ou o menor número negativo. Os valores de cada vareta e as regras podem ser alterados de acordo com o aprendizado da turma.

Com este jogo, pretende-se que os alunos aumentem sua compreensão e operacionalizem, através da adição e subtração, os números negativos.
5ª aula: Atividade de sistematização
1º momento: Discussão com a classe:
Perguntar para a classe: De acordo com as atividades desenvolvidas até agora, os números naturais (inteiros positivos) são suficientes para expressar todas as situações do cotidiano? Dê exemplos. Espera-se que os alunos já tenham percebido que os números naturais não são suficientes para expressar algumas situações do cotidiano, sendo necessário então o uso dos números com sinais (inteiros positivos e inteiros negativos). Como exemplo, os alunos podem citar o termômetro (que pode marcar temperaturas positivas, acima de zero, ou negativas, abaixo de zero).
Explicar que o conjunto dos números positivos e negativos é chamado de Conjunto dos Números Inteiros (Z).
2º momento: Atividade prática:
Após a discussão, proponha aos alunos a seguinte atividade:
Desenhe um termômetro e represente nele as temperaturas registradas nas cidades:
a) Aracaju: 20°C
b) Campos do Jordão: -5°C
c) São Paulo: 15°C
Espera-se que os alunos percebam que, tendo como origem a temperatura 0°C, o termômetro registra acima de 0°C as temperaturas positivas e abaixo de 0°C as temperaturas negativas.
Propor aos alunos algumas situações-problema envolvendo números negativos e solicitar que resolvam individualmente a situação proposta. Durante esta atividade, o professor orientará os alunos, auxiliando-os. Assim, poderá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema proposto.
Recursos
·         Jornais
·         Revistas
·         Cartolina
·         Cola
·         Lousa
·         Pincel para lousa
·         Palitos
·         Tinta Guache
Avaliação
Pedir para os alunos criarem situações-problema envolvendo números negativos individualmente.

Em seguida os alunos deverão formar duplas e trocar as situações, ou seja, cada aluno vai resolver a situação proposta por outro. Após a resolução as duplas discutem e corrigem as situações propostas.

Durante esta atividade, orientar os alunos, auxiliando-os a registrar as situações-problema e sua viabilidade de resolução. Assim, poderá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema proposto.
Referências:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática. 6ª série. – São Paulo: Ática, 2002.
ANDRINI, Álvaro & VASCONCELOS, Maria José. Novo Praticando Matemática. 6ª série. – São Paulo: Editora do Brasil, 2002.